terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sétima Semana

Preciso fazer uma enquete pra ver quem viaja mais, se o Lula, o Fernando Henrique, ou Eu. Pois é. Mais uma semana fora do São Norberto, mas eu não fui aos Emirados Árabes, nem visitar a rainha da Inglaterra. De todo modo até que eu achei viajar para Campinas legal, na verdade tive até a impressão que não viajei pra campinas, viajei foi para uma biblioteca, pois como não tive tempo de me preparar para a prova de mestrado, resolvi estudar o máximo possível cinco dias antes da prova, e depois, fazer os três dias de prova. (É prova para ingressar no Mestrado em Processos Criativos, no Instituto de Artes da Unicamp. Parece chique mas o prédio do instituto de Artes é bem caidinho...rs).
Que saudade que deu das crianças! A biblioteca é silenciosa demais. Estou de volta, já dei aula hoje, mas comento na próxima postagem. O que posso dizer é que ainda não deu saudade da biblioteca. Antes de viajar, foi a sétima semana. Foi a continuação do filme Fantasia 2000. Eles estão vendo aos poucos. E vejo que uma série de coisas podem ser muito melhor exploradas com relação à conexão música-imagem. O mais fácil de fazer é colocar o filme, e mandar as crianças fecharem o bico, mas se perceber bem, existe uma tendência interessante nas crianças: - elas interagem muito com o que assistem. Isso se deve, acho, a dois fatores: um, é que elas não têm costume de ir ao cinema, teatro, concerto, etc, esses lugares onde as pessoas aprendem a ficar em silêncio e bater palmas nas horas convencionadas. O outro fator, é realmente, envolvimento, imaginação. Então, o desafio é potencializar um sem anular o outro, ou seja, ao mesmo tempo que a criança deve tomar contato com o ato da “interação interior”, ver algo, sentir e comentar internamente, sem falar, deve buscar uma percepção muito ativa, que interaja com o conteúdo. Portanto, é necessário que os conteúdos do vídeo não sejam expostos de modo muito linear e passivo pelo próprio educador. Há sempre que trabalhar aproveitando a interação e fazendo interrupções para combinar momentos de silêncio. Na verdade, explicando assim aqui no blog fica meio difícil de me fazer entender. Mas resumidamente é criar uma atividade cruzada, assistir ao filme-música, sim, mas ao mesmo tempo, ter uma conexão puramente sonora, intercalando momentos com imagem e sem imagem. Momentos de filme, com momentos onde se comenta uma história, ou se chama atenção para um determinado som... é uma boa dica, pra mim mesmo! Pois foi o que não fiz na sétima semana e que posso tentar agora. Uma aula dupla funciona, duas atividades distintas também, uma sem o filme como que para introduzir alguns elementos, sem explicar nada, mas trabalhando algumas conexões entre gesto e som, entre som e trajetória, por exemplo. A sétima semana foi legal, mas algo faltou. O filme apenas pode ser cômodo demais pra mim, é só colocar, mas realmente a forma de interação deles com o conteúdo é diferente e se beneficia de uma mediação bem ativa e inteligente do educador. Agora, vê só, pela previsão do tempo amanhã vai estar aquela garoa, fininha, um friozinho, as crianças querem ficar encolhidinhas perto de você. E, pra falar a verdade, o que dá vontade mesmo, é de pedir uma pipoca.

Nenhum comentário: