quarta-feira, 9 de julho de 2008

a primeira semana.

Oi, fiquei muito feliz em receber sua carta.
Pois é, como você falou, a região do São Norberto é realmente bem carente. Bem, você me perguntou como foi minha primeira semana e eu posso lhe dizer que foi parecida com uma pré-estréia, só que sem o filme ainda. Eu trabalho às quintas e sextas-feiras. Na primeira quinta-feira, eu fui até a creche, aprendi o caminho e fiz a reunião com a direção; a Rose que é a Diretora da Creche (ou pelo menos isso foi o que me pareceu), e a Izabel, Coordenadora Pedagogica, e tem também a Elaine que acho que é assistente. Foi também uma representante da Açao Comunitária, putz, eu sou péssimo de nome, não sei se chamava Adriana, ou... sei que era uma mulher negra, de cabelos longos. Li o projeto pedagógico da creche, e vi o material que eles têm lá de música. Ah, você sabe né, sou educador cultural de música.

Na sexta cheguei às 8:00 e acompanhei a rotina da creche assistindo as atividades das educadoras do São Norberto. As crianças me perguntaram se eu sabia alguma musiquinha de criança, eu sei aquelas tipo "O Cravo Brigou com a Rosa", mas me pareceu meio antiguinha! Parece que estou meio desatualizado, elas sabem muitas musiquinhas, nossa, tenho que aprender algumas, você sabe alguma??

Bem, agora já é véspera da quinta e sexta da segunda semana, é quando eu vou começar de Fato a dar a primeira aula. Na Ação Comunitária parece que eles esperam que você faça um diagnóstico da turminha de crianças... mas eu sinto que quem precisa de um diagnóstico sou eu! Já deu pra sacar que Educação Infantil é um universo bem diferente das aulas de música que costumo dar para adultos, adolescentes e crianças maiores de 7 anos. Os pequenininhos estão inaugurando o olhar, e eu tenho que re-inaugurar o meu.

Amanhã eu pretendo conhecê-los melhor e ver se eu sou mesmo capaz. Vou levar a minha escaleta, que faz um som parecido com acordeon, aproveitando que vai ter festa junina no sábado. Vou pedir pra educadora contar uma história, enquanto ela vai contando eu vou tocando a escaleta como que fazendo a trilha sonora. Depois, na roda, eu vou fazer somente a trilha e ver se as crianças identificam de que parte da história era. Será que é muito bobo? Desse modo eu acho que vou conseguir sentir a capacidade de atenção das crianças, como elas reagem ao som que eu vou fazer, e ver se elas conseguem de repente até construir histórias novas a partir da música que eu estiver fazendo.

Na sexta-feira, vou fazer vários jogos de mãos, sendo que um vai ser de cantar o próprio nome assim:
eu canto "Qual é o seu nome?"
e a criança em roda responde: "Meu nome é xxxx"
Só que quando ela cantar o nome dela, tem que fazer junto algo com as mãos, batendo palmas ou no chão. E repetir depois três vezes. Quando ela começar a repetir todas as crianças devem fazer a mesma batida de palma, no mesmo ritmo que ela. E assim eu vejo se aprendo o nome das crianças também. Depois, posso tentar ver se elas conseguem identificar o nome de alguém pela forma de bater as mãos. É importante incentivar as crianças a não só baterem palmas, mas também fazer variações, batendo a mão no chao, ou os pés, ou outros gestos, pra gente se lembrar bem dela. Isso deve durar uns 10 minutos, depois tem a brincadeira siga o mestre, vou bolar várias variações para ela... preciso planejar melhor essa aula.

Bem é isso, não deixe de me escrever!
Valeu!
MANU

Nenhum comentário: